Inovação como plataforma para viabilizar a estratégia do negócio
Acompanhando os ecossistemas de inovação observamos que é relativamente comum encontrar ambientes com posicionamento mais para “descolado” do que para “alinhado” com o negócio do qual a entidade gestora do ecossistema participa.
Muitos ecossistemas operam na modalidade “laissez-faire”, ou seja, “deixa rolar” e veremos quem sobrevive! Ou seja, o que vier é lucro!
Entendemos o ecossistema de inovação como uma extensão da patrocinadora, e por consequência, totalmente alinhado com sua estratégia de negócios.
Indo um pouco mais além, podemos entendê-lo como uma “unidade de novos negócios”, balizada pelo plano estratégico da empresa, mas utilizando uma estrutura de parcerias baseada em empreendedores e unidades acadêmicas, em um modelo do tipo “ganha-ganha ou nada feito”.
Neste modelo, o empreendedor se orienta pelos objetivos estratégicos da patrocinadora para desenvolver soluções para o negócio.
A patrocinadora, por outro lado, acompanha os projetos que irão viabilizar o seu plano estratégico, e avalia o desempenho de cada empreendedor frente à sua necessidade de cumprir as estratégias estabelecidas.
Havendo convergência, ocorrerá o “ganha-ganha”.
Portanto não se trata de um simples “match”, como muitas plataformas de inovação oferecem, mas do acompanhamento do plano estratégico da entidade patrocinadora, sempre considerando as possibilidades de fracasso do empreendedor (gestão de riscos) e, por consequência, a necessidade de reiniciar determinado projeto sem prejuízo do prazo de entrega!
Não é uma missão simples para o gestor do ecossistema de inovação, pois os compromissos permanecem vigentes e os colaboradores (empreendedores, no caso) podem ser trocados a qualquer momento, mas sem reiniciar o cronômetro!
O gestor de um ecossistema de inovação é um tipo de “super-herói”, pois precisa cumprir o plano estratégico, tal como o CEO da patrocinadora, mas contando com uma equipe pouco experimentada e via de regra recompensada somente pelo sucesso!
Esta árdua missão nos faz lembrar do filme “O Incrível Exército de Brancaleone” (L’Armatta Brancaleone), lançado em 1966, um clássico do cinema italiano que retrata os costumes da cavalaria medieval através de uma demolidora e bem-humorada sátira. A figura central é Brancaleone, um cavaleiro atrapalhado que lidera um pequeno e esfarrapado exército, perambulando pela Europa em busca de um feudo. Trata-se de uma paródia a D. Quixote de Cervantes.
A plataforma ConectaPI se posiciona como uma bússola para os gestores de ecossistemas de inovação, auxiliando-os na difícil tarefa de alcançar os objetivos estratégicos do negócio da patrocinadora através de uma equipe multidisciplinar e não pertencente aos quadros desta.
ConectaPI é um arcabouço desenvolvido e orientado segundo a visão de Schumpeter (Joseph Schumpeter, 1883-1950, economista e cientista político austríaco):
“Inovação é a transformação do conhecimento em riqueza. O empreendedor, independentemente do porte da empresa em que atua, é o agente da inovação e da destruição criativa, esta entendida como a força propulsora não só do capitalismo como do progresso material.”