Business Strategies

Visão estratégica: A visão estratégica abrangente e decorrente de quatro maneiras de ver e entender o mundo organizacional e dos negócios:

  • Visão sistêmica: no sentido de ver o todo e não apenas uma parte dele. Visualizar a totalidade para perceber o papel e as relações entre as partes que a compõem.  Ver a floresta e não cada uma de suas árvores. A visão sistêmica – ou visão holística – é a capacidade de ver como o todo está arranjado e como o resultado do sistema é maior do que a soma de suas partes.

  • Visão periférica: no sentido de ver e compreender o entorno dentro do qual o sistema está inserido. Ver o ambiente externo ao sistema e como são as interações entre o sistema e seu ambiente de tarefa. Olhar fora da caixa e o que existe lá fora.

  • Visão antecipatória: no sentido de perceber as consequências de suas decisões no futuro da organização. É a visão de futuro e das tendências ou decorrências de ações no presente.

  • Insight e intuição: imaginar, intuir e entender para onde o jogo está indo e como chegar lá, antes que outros o façam.

A utilização conjugada das metodologias SWOT, PESTLE e BSC possibilita o mapeamento da estratégia empresarial com rapidez e precisão.

A análise SWOT (ou matriz SWOT) é uma técnica de planejamento estratégico usada para ajudar uma pessoa ou organização a identificar pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas à concorrência comercial ou ao planejamento de projetos.

A análise PESTLE (política, econômica, sociocultural, tecnológica, jurídica e ambiental) descreve um quadro de fatores macro ambientais utilizados na componente de digitalização ambiental da gestão estratégica.

Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia de medição e gestão de desempenho desenvolvida em 1998 pelos professores da Harvard Business School (HBS) Robert Kaplan e David Norton.