Hélices Tríplice e Quádrupla

A Hélice Tríplice tornou-se um modelo reconhecido internacionalmente e um guia de políticas e práticas nos âmbitos local, regional, nacional e multinacional. O modelo de tríplice hélice representa as inovações como emergentes na cooperação entre três helices (universidade, indústria e governo).

As interações universidade-empresa-governo, que formam uma “hélice tríplice” de inovação e empreendedorismo, são a chave para o crescimento econômico e o desenvolvimento social baseados no conhecimento.

Porém a hélice quádrupla (HQ) adiciona a sociedade civil como uma quarta hélice.

Os benefícios da hélice quádrupla para o desenvolvimento de redes colaborativas são evidentes por meio do acesso ao conhecimento, desenvolvimento de competência científica, obtenção de vantagem competitiva através da aceleração de ideias

O uso do modelo da hélice quádrupla no desenvolvimento requer uma definição ampla das hélices. Além das universidades, todos os tipos de institutos educacionais e de pesquisa são importantes. Além disso, diferentes tipos de organizações públicas são importantes, não apenas o governo.

Define-se a quarta hélice como representando a sociedade civil como uma comunidade, não apenas cidadãos individuais. O principal argumento é que o modelo da hélice quádrupla promove a compreensão da variedade de formas formais e informais permitindo permite o desenvolvimento social.