Formato operacional

ConectaPI é um ambiente que promove articulações entre diferentes atores que enxergam a inovação como força motriz para o desenvolvimento social e econômico, facilitando e intermediando a conexão entre oferta e demanda de inovação.

ConectaPI integra e faz a mediação de iniciativas convergentes, com o envolvimento de várias partes externas à uma empresa, como aceleradoras, startups, fundos de venture capital, clientes, fornecedores, institutos de pesquisa parques tecnológicos, grandes empresas de tecnologia, associações, órgãos públicos e universidades que trabalham com o mesmo propósito.

O canal de valor apresentado pela ConectaPI envolve a participação de uma extensa gama de entes externos à empresa interessada em inovar, possibilitando a identificação eficaz de ideias, produtos, serviços ou propostas inovadoras procuradas pela empresa demandante conectando-a aos pesquisadores e produtores de conhecimento.

A grande quantidade de profissionais e organizações envolvidas acelera muito o processo e principalmente reduz drasticamente o custo de inovar, porque formar uma equipe qualificada de P&D é muito caro e leva tempo, devido à escassez de profissionais, e quando recrutados seus salários são elevados, devido à alta qualificação.

ConectaPI promove a inovação aberta de modo estendido, mas sempre assegurando a confidencialidade entre os participantes, até a formalização das garantias de compartilhamento de conhecimento. Assim, o segredo das ideias em fase de prospecção é mantido, ao mesmo tempo que a colaboração descentralizada e disruptiva começa a acontecer.

A inovação aberta, uma forma de inovação mais colaborativa e diversa é responsável por bilhões de reais em oportunidades de negócio, através da economia compartilhada, e novos modelos de negócios escaláveis e exponenciais.

Para as empresas ConectaPI identifica oportunidades valiosas e customizadas para inovarem a partir de inteligência de mercado embasada em nossa experiência e acesso ao mais abrangente universo de produtores e desenvolvedores de pesquisa e inovação, assegurando o desenvolvimento de projetos viáveis de grande potencial, consistente com o Plano Estratégico das empresas e sua política de inovação.
Todos esses fatores já citados contribuem diretamente para redução de riscos, a agilidade da inovação e a diminuição dos custos gerando maior potencial de receita, aumentando o retorno sobre investimento (ROI) realizado nos projetos de inovação.